ENS EQUIPES DE NOSSA SENHORA - Movimento de Espiritualidade Conjugal
Você está em: Carta Mensal Brasil, 07 de setembro de 2010
Home
O Movimento
Secretariado
Carta Mensal
Livraria
Eventos
Notícias
Downloads
Fale Conosco
Links
Procurar no site
O que?  

A causa da beatificação do Padre Henri Caffarel Padre Olivier - Volta ao Pai (veja a homenagem da Super-Região Brasil) Na etiqueta de sua Carta mensal vem um número. Você sabe o que significa este número?
Contador de visitas ao site



Paternidade e Maternidade

Casal Provincial

Ser pai e ser mãe nos tempos de hoje é diferente do que nos demonstra o Livro Sagrado quando encontramos o mandado de Deus, criador do homem e da mulher.

Nos documentosHumanae Vitaee aFamiliaris Consortio,encontramos a ordem de ser casal e colaboradores de Deus no dom da vida, gerando filhos, educando-os para viverem o plano de felicidade de Deus-Pai. A educação dos filhos passa por incutir, na mente deles, o amor de Deus, e essa educação não perpassa somente pela responsabilidade do pai. A mãe exerce um papel preponderante ao lado do pai na educação dos filhos. Ambos abraçados no amor, a exemplo de Cristo, colocam-se “a serviço da paternidade e maternidade divinas na alma de seus filhos.” (Pe. Caffarel)

Ser pai e mãe não é dar os seus sobrenomes ao filho, mas assumi-lo afetivamente e com responsabilidade perante Deus, a humanidade e ele mesmo. O exercício da paternidade e da maternidade deve ser um ato de desejo espontâneo, e não fruto de um destino ou de uma falha cometida pela mulher contra o homem ou vice-versa. Deve ser um direito e não uma imposição. É um dos acontecimentos mais importantes na vida de um homem e de uma mulher, do qual nascerá um relacionamento afetivo que jamais será interrompido, pois para um desenvolvimento psicologicamente sadio é indispensável a relação entre pais e filhos.

A paternidade e a maternidade nascem dos esposos que possuem o instinto de pai e mãe e que desejam constituir uma família. Do instinto natural humano vem o desejo de ter filhos e criá-los com amor e no amor. Os pais encontram nos Evangelhos os valores cristãos para que exerçam seus papéis e transmitam aos seus filhos um tipo de vida no qual esperam que eles sejam realizados e felizes. O testemunho dos pais é o que movimenta os filhos a valorizarem a vida a dois, no amor mútuo e, em especial, no Sacramento do Matrimônio. Falar do bem que um casal encontra ao procriar com amor, sacramentado pelas bênçãos de Deus por meio do matrimônio, evita que as crianças e jovens banalizem o amor e se voltem para o erotismo e para o casamento como uma experiência impregnada pela mídia.

O exercício da paternidade e da maternidade amadurece o homem e a mulher levando-os a treinarem virtudes, como a paciên­cia e a tolerância. Por intermédio dos pais, as crianças aprendem a desenvolver a autoconfiança, a autoestima e um caráter digno e maduro emocionalmente.

O papel do pai em colocar a disciplina e a obediência é essencial para que a violência não tenha vez na sociedade. O papel da mãe é o de reforçar as ordens do pai; ela não poderá competir ou ser antagonista do pai. As normas que devem ser seguidas em casa irão se solidificar quando os filhos perceberem que os pais estão unidos para educá-los.

Somos um casal que já completou 40 anos de casados e, em 31/05/2010, completamos 14 anos de caminhada nas Equipes. Na medida em que avançamos na formação propiciada pelas ENS em função do carisma “Espiritualidade Conjugal”, sentimo-nos agradecidos a Deus pelo matrimônio que vivenciamos por quatro décadas. Como foram abençoadas a paternidade e a maternidade com que Deus iluminou nossas vidas, assim como a de nossa filha e nosso filho, que são casados há 20 e 16 anos, respectivamente. Por tudo isso, temos em nossa mente e coração o sentimento de profunda alegria quando vemos casais jovens entrando nas ENS e temos também a convicção de que eles construirão uma paternidade e uma maternidade muito mais felizes e mais santas que a nossa experiência, pois para eles o chamado foi mais cedo que o nosso.

Felizes são os filhos cujos pais os amam cristãmente e que possam em suas orações dizer: “Ó Pai, que meus pais adoram!...; felizes os pais cujas riquezas de coração iniciam os filhos nas perfeições divinas”. (O Amor e a Graça - Pe. Caffarel)

Fátima e Canêjo
CP Província Norte





Junho 2010

Sagrado Coração de Jesus
Visita Pastoral: Vivendo a Unidade
Paternidade e Maternidade
Visita Pastoral à Região Minas II
Javé se inclina...
O testemunho suscita vocações
Meditando em Equipe


Outras edições:






O que é a Carta Mensal?

A Carta Mensal é uma publicação do Movimento das Equipes de Nossa Senhora. Sua circulação é restrita a seus membros e tem como principais objetivos:

• Veículo de comunicação da Super Região (responsável pelo Movimento no Brasil);
• Instrumento de circulação da seiva do Movimento;
• Instrumento de formação para os equipistas;
• Transmissora de notícias de interesse geral;
• Favorecer e manter a unidade do Movimento.

ATENÇÃO! Mudança de procedimento para aquisição de livros/documentos. Visite o site internacional do movimento Acervo de Formação Amor Felicidade Santidade - Nova edição 2010 - Visite nossa livraria Ainda os 60 anos. Carta do Arcebispo de Salvador.

 

HOME BUSCA FALE CONOSCO