Outras

Pastoral Familiar 2014

 

Reforma do Código Penal e Estatuto da Família

 


 

Vote SIM na enquete sobre as Famílias

 


 

Relatório do XIV Congresso Nacional da Pastoral 
Familiar – São Luís/Maranhão - de 26 a 28.09.2014

 


 

Paz e Bem

Estimados Coordenadores, Srs. Bispos Referenciais e Srs. Assessores, lideranças, Gostaríamos de solicitar a todos que intensificassem o convite para os Encontros Nacionais de Formação no mês de novembro, sobre a Teologia do Corpo. As datas exatas e os detalhes de como fazer a inscrição se encontram logo ao abrir o nosso site:www.cnpf.org.br.

No dia 04 de novembro, acontecerá a 7ª Marcha Nacional da Cidadania pela Vida e Contra o Aborto, em Brasília. Desde o seu início, a CNBB, através da Comissão para a Vida e a Família e a CNPF, tem apoiado este evento tão importante. Vamos divulgá-lo. O material de divulgação encontra-se disponível em www.cnpf.org.br/noticias/676-7o-marcha-pela-vida-contra-o-aborto-mobiliza-entidades - vide a progração do evento.
Um especial convite é dirigido aos regionais mais próximos, como o Centro-Oeste, o Leste 2, o Oeste 2 e o Nordeste 3.

O Sínodo extraordinário sobre os desafios pastorais da família no contexto da evangelização encerrou no dia 20/10 , domingo, com a beatificação do Papa Paulo VI. Já foi publicado o relatório final (ainda não traduzido em português). A tradução em português de todo o documento deve sair somente daqui mais uns dias. Esperamos tecer alguns documentários a partir desse texto final, a fim de irmos para além do "Sínodo da mídia", que tem trazido confusão proposital e enfocado somente um ou dois temas.

Caso alguém queira, todo o material (sínodo extraordinário) está no site do vaticano (w2.vatican.va - clicando na barra do NEWS.VA)
Ademais, é bom tomarmos nota que o tema do Sínodo de 2015 já foi divulgado: "A vocação e a missão da família na Igreja, no mundo contemporâneo".

Fraternalmente,

Pe Rafael Fornasier 
ROQUE E VERONICA
Casal Coordenador Nacional da PASFAM

 


 

Veja a mensagem de Dom Walmor Oliveira de Azevedo 
(Arcebispo de Belo Horizonte - MG)

 



Dia de oração pela III Assembleia Geral Extraordinária 
do Sínodo dos Bispos
 
Domingo, 28 de Setembro de 2014
 
 
O domingo 28 de Setembro será dedicado à oração pela III Assembleia Geral Extraordinária do Sínodo dos Bispos, que terá lugar de 5 a 19 de outubro, sobre o seguinte tema: «Os desafios pastorais sobre a família no contexto da evangelização».
 
Convidam-se as Igrejas particulares, as comunidades paroquiais, os Institutos de vida consagrada, as associações e os movimentos, a rezar nas Celebrações eucarísticas e noutros momentos celebrativos, nos dias precedentes e durante os trabalhos sinodais. Em Roma, rezar-se-á todos os dias na Capela da Salus Populi Romani da Basílica de Santa Maria Maior. Os fiéis podem unir-se com a sua oração pessoal nesta intenção, sobretudo em família.
 
Sugerem-se a Oração à Sagrada Família pelo Sínodocomposta pelo Papa Francisco, e algumas intenções indicativas para a oração universal, que podem ser adotadas nas Santas Missas dominicais de 28 de Setembro, assim como nos dias da realização do Sínodo. Pode-se acrescentar uma intenção às invocações das Laudes matutinas e às Intercessões das Vésperas. Além disso, recomenda-se também a recitação do Santo Rosário pelos trabalhos sinodais.
 
Fraternalmente, Pe Rafael Fornasier