Equipes de Nossa Senhora

Movimento de Espiritualidade Conjugal
Super-Região Brasil
O matrimônio é a melhor garantia para o amor, é o lugar natural da felicidade e o caminho seguro para a santidade.

Notícias e Eventos / Super-Região

Mensagem aos novos Casais Responsáveis de Equipe


Queridos irmãos em Cristo, Casais Responsáveis de Equipe e Conselheiros Espirituais
 
Paz a todos!
 
Aos CRE que tomam posse queremos enfatizar que a vossa missão é das mais importantes nas Equipes de Nossa Senhora. Cada Casal, no exercício de sua missão, é o representante oficial do Movimento perante a Equipe a que pertence e atua. 
E qual é a vossa missão? O Papa Francisco nos fala: “Por pura graça DEUS atrai-nos para nos unir a Si. Envia o seu Espírito aos nossos corações, para nos transformar, e nos tornar capazes de responder com a nossa vida ao seu Amor.”
 
“Se alguém aceita um serviço, que veja nisso um chamado de DEUS.” (1Pd 4,11)
 
E DEUS chama cada um pelo nome. “Quando o homem recebe uma vocação de DEUS para a qual ele, por si mesmo, se julga incapaz, experimenta a graça divina que o transforma em um ser novo, capacitando-o para a missão recebida” (Zilles, 2011, 35) Recordemos ainda o exemplo de Jesus: “O maior dentre vós será o vosso servo” (Mt 23,11). A função, a grande função de todo e qualquer casal responsável é servir. São chamados a renunciar a si mesmos para se dar aos outros. Portanto sejam dóceis à luz do Espírito Santo, e como consequência fortes na vossa insubstituível missão à frente da Equipe que DEUS vos confiou.
 
Nunca se promete ao que é chamado que as coisas serão fáceis. Muito menos lhe são oferecidas garantias e seguranças que o convidem a se apoiar em meios humanos. A única força que estará disponível será a companhia de quem lhes prometeu ficar ao vosso lado até o fim do mundo.
Passarão, outrossim,por várias tentações; citaremos algumas:
  • A tentação do endurecimento hostil, ou seja, de se fechar dentro daquilo que está escrito (a letra) sem se deixar surpreender por Deus, pelo Espírito;
  • A tentação de descuidar, considerando-se não guardiões, mas proprietários;
  • A tentação de uma misericórdia enganosa, que trata os sintomas e não as causas e fecha as feridas antes de curá-las.
 
Enfim as tentações não devem vos assustar ou desanimar, porque nenhum discípulo é maior que seu mestre, e se o próprio Jesus foi tentado, não deveis esperar um tratamento melhor.
 
Mas o convite Dele é mais tentador e irrecusável, porque Ele vos convida a “amar mais”.
 
É fácil? Não, requer primeira Sua graça que vos escolheu, e não por mérito. Sois então privilegiados. Ele vos quer do jeito que são, com vossos defeitos e qualidades, só quer que deixeis a porta aberta, nem que seja apenas uma fresta...
 
Então Seu amor vos preencherá de tal modo que vosso coração se alegrará e esta alegria irá contagiar os que estão à vossa volta, fazendo, por exemplo, que aquele convite para uma formação ou um evento se torne tão atraente, que será impossível não aceitar!
 
Não digam tentaremos, e sim lutaremos! E este compromisso só reforça a idéia de que, como discípulos missionários, sois chamados a dar testemunho da vossa fé, da vossa esperança num mundo cada vez mais individualista.
 
Que a simplicidade e a humildade sejam a vossa marca registrada. E que o projeto de cada CRE presente seja ajudar os casais a ele confiados “a tenderem para a santidade, nem mais nem menos”, como nos fala Padre Caffarel.
 
E que mais? Ah! Mãos à obra, pois o céu não é o lugar nem de covarde, nem de preguiçoso!
 
Como SRB nos colocaremos em oração por cada Casal e Conselheiro Espiritual que assumem uma missão no Movimento, para que esta seja um louvor ao Pai! E contem conosco para qualquer auxílio que se faça necessário.
 
Aos casais que estão deixando a Missão, nosso agradecimento, em nome de toda a SRB, pelo esforço e empenho na condução de vossas Equipes ao longo de 2014.
 
E por fim, desejamos a todos um santo e abençoado Natal com o Espírito Santo derramando muitas bênçãos, e que 2015 seja um ano cheio de alegrias e realizações, extensivas a toda a família, e com a intercessão da Bem-Aventurada Virgem Maria e de São José, modelos da Sagrada Família.
 
Recebam nosso carinhoso abraço.
 
Padre Paulo Renato
Hermelinda&Arturo
Novembro de 2014 
 

Magnificat

Sistema de Gestão das Equipes de Nossa Senhora acessar

Acervo de Formação

Palestras, flashes, estatutos,
decreto de reconhecimento
e outros documentos. acessar

Correio da ERI

Newsletters mensais produzidas pela ERI. acessar

Visite o Site

Acesse o site internacional do movimento. acessar
©2014 - Equipes de Nossa Senhora - Todos os direitos Reservados - Desenvolvido por SEDIG