Palavras da SRB

Diletos SCE e AE,

O nosso Movimento das Equipes de Nossa Senhora surgiu de uma busca de santidade por parte de casais e de uma disponibilidade em procurar juntos por parte de um sacerdote. Assim, esta construção de um caminho de santidade a partir da espiritualidade conjugal está fundada sobre dois sacramentos de amor e de serviço: o matrimônio e a ordem.

A presença dos sacerdotes é fundamental para que uma Equipe se torne verdadeira Ecclesia, pois ele leva para dentro dela a presença do Cristo-Cabeça através de seu sacramento da Ordem.

É desejo do Movimento cuidar destes membros que dele fazem parte e ajudá-los a crescer, ainda mais, na compreensão de sua missão e na realização de sua vocação sacerdotal. Também é fundamental cuidar dos Acompanhantes Espirituais, que oferecem importante colaboração ao Movimento e aos Sacerdotes Conselheiros Espirituais.

Uma das formas de cuidar é colaborar na formação e no crescimento de quem se ama! Por isso, o Movimento está entregando esta plataforma de formação para SCE e AE.

A plataforma deseja ajudar nossos SCE e AE a perceberem a importante colaboração que podem oferecer na vivência do carisma das ENS, tanto em benefício do próprio amadurecimento espiritual e pastoral, como também no amadurecimento dos casais equipistas, para que estes possam produzir frutos.

É um conteúdo preparado por casais, com assessoria de um SCE, aos quais aproveitamos para agradecer, de todo o coração, o empenho e a disponibilidade em servir. Nossos mais profundos agradecimentos e admiração ao querido padre Flávio Cavalca, que nos sugeriu a construção dessa plataforma, durante o Encontro Nacional de SCE e AE, em maio de 2019, e que tem colaborado na elaboração do seu conteúdo.

Lembramos que esta é apenas a primeira parte desta plataforma, que se desenvolverá e será ainda mais enriquecida. Contamos com a compreensão e a colaboração de todos, mantendo-nos sempre abertos a críticas e sugestões.

"Será importante para nós, como SCE e AE, ouvir certas realidades que já conhecemos a partir da perspectiva dos casais e do próprio Movimento."

Dom Moacir S. Arantes- SCE SRB 2019-2023

Bom estudo para todos! Vamos juntos!
Super Região Brasil

A Plataforma

Esta plataforma foi pensada para atuar de forma dinâmica e ser de fácil acesso a todos os Conselheiros Espirituais das Equipes de Nossa Senhora. Ao escolher um tema, o usuário terá acesso a partes do texto que pode ser lido em alguns minutos e consomem pouca quantidade de dados, o que facilita o acesso por várias mídias, como o celular, por exemplo. Na aba LITERATURA COMPLEMENTAR estarão disponíveis a maioria das fontes bibliográficas utilizadas na construção dos cursos, caso o leitor queira acessar diretamente a fonte primária da informação. A qualquer momento o leitor pode passar a próxima etapa, e assim, de etapa em etapa, completará o tema. Essa dinâmica permite otimizar o tempo dos Conselheiros que muitas vezes não podem se dedicar a leituras de longos textos, mas eventualmente podem lê-lo em etapas de forma organizada.

A plataforma também possui um canal de comunicação para que os Conselheiros deem sua opinião, sugiram temas, apontem novos caminhos ou interajam da maneira como preferirem.

Boa leitura

Cursos

Para ter acesso ao conteúdo dos cursos, é necessário ser um SCE ou AE e estar cadastrado no Magnificat com seu CPF.
Caso você seja SCE ou AE e não possua cadastro ou esteja desatualizado, peça ao seu CRS para realizar o seu cadastro e/ou atualizar o seu CPF.

Papel do Conselheiro Espiritual nas Equipes de Nossa Senhora

Ao aceitar o convite para ser Sacerdote Conselheiro Espiritual de uma Equipe de Nossa Senhora, o padre o faz por adesão pessoal e livre.

O que o SCE precisa saber sobre as ENS?

O surgimento de um Movimento de casais, desejosos de se santificar no e pelo matrimônio, foi um grande acontecimento na Igreja: uma verdadeira revolução, a valorização do sacramento do matrimônio.

O SCE e o AE na Equipe

A participação e atuação próprias do Sacerdote Conselheiro Espiritual e do Acompanhante Espiritual nas suas Equipes

Espiritualidade Conjugal

A palavra Espiritualidade vem da palavra latina spiritus, que corresponde a pneuma na língua grega.

Embasamento teológico das ENS

Dos sete sacramentos da Igreja Católica, dois, a Ordem e o Matrimônio, são ordenados para a salvação de outrem através do serviço no amor que realizam.

Sugestões práticas para a pregação do Retiro

O retiro anual é sempre oportunidade para o casal rever sua opção pelas Equipes de Nossa Senhora, bem como sua fidelidade aos compromissos assumidos.

Perguntas frequentes

Fale conosco

Enviando...
Mensagem enviada com sucesso!